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Como tem sido o feedback dos seus clientes sobre o seu atendimento?

Estamos na Era do Cliente, onde os consumidores têm mais informações e controle nas compras. Para ter sucesso, as empresas focadas no cliente estão revendo suas abordagens de atendimento.

Líderes em atendimento estão adotando tecnologias como inteligência artificial e plataformas omnicanal para tornar o atendimento mais eficiente. Isso eleva as expectativas dos clientes.

Leia para saber mais sobre o que é necessário para ter um atendimento de excelência.

Mitos e verdades sobre um atendimento de excelência

  1. Suporte e atendimento não são a mesma coisa

Enquanto o suporte geralmente lida com problemas após eles ocorrerem, um atendimento de excelência antecipa desafios potenciais e toma medidas proativas para evitá-los. Vai além da resolução de problemas ou questões de cobrança, focando em ajudar o cliente a alcançar resultados reais com seus produtos e serviços.

  1. Agradar o cliente não é suficiente

A ideia de “deixar o cliente satisfeito, não importa o quê” não é o caminho para a excelência. Em alguns casos, o cliente pode ficar “satisfeito” com a solução oferecida, mas, com conhecimento de mercado e do produto, você pode perceber que ele poderia alcançar muito mais. Busque superar estas expectativas.

  1. Atendimento não é responsabilidade de um único departamento

Para atingir a excelência no atendimento, é essencial que todo o time esteja comprometido com essa visão. Embora exista uma equipe dedicada ao atendimento e sucesso do cliente, esse conceito deve ser inserido na cultura da empresa e ser compartilhado por todos.

Por onde começar para alcançar a excelência no atendimento?

Plataforma de atendimento multicanal

Uma plataforma de atendimento multicanal é uma ferramenta para otimizar o atendimento ao cliente. Ela oferece recursos projetados para melhorar a interação com o consumidor e permite aprender com as interações ao longo do tempo. 

A BeeCloud, parceira oficial do CRM nº 1 do mundo, a Salesforce®, possui a experiência e tecnologia necessárias para aprimorar o relacionamento entre seus clientes e agentes de atendimento.

Histórico do cliente

Um histórico detalhado do cliente facilita a vida dos agentes ao atender pedidos ou reclamações, proporcionando informações relevantes para oferecer um atendimento de qualidade e centrado nas necessidades do cliente. 

Centralização dos contatos

A centralização dos dados dos clientes no CRM é fundamental, pois as interações dos clientes ocorrem em diversos canais. Isso permite monitorar as atividades dos clientes em redes sociais e responder imediatamente, com base em informações relevantes do histórico.

Processos automatizados

A automação de processos reduz tarefas manuais, tornando mais fácil acompanhar cada cliente e ajudá-los a obter resultados positivos com o produto.

Métricas de Atendimento

A avaliação do atendimento requer métricas específicas, como o número de chamados atendidos, tempo médio de espera e tempo de atendimento. Essas métricas ajudam a medir a produtividade e eficiência da equipe de atendimento.

Por que vale a pena investir em tecnologia para ter uma visão 360º do cliente?

Retenção de clientes: Tratar os clientes como desejam, superando suas expectativas, aumenta a probabilidade de mantê-los por mais tempo.

Impulsiona vendas e marketing: Clientes satisfeitos se tornam defensores da marca, impulsionando novas vendas por meio de recomendações e avaliações positivas.

Reduz custos: Menos gastos com marketing e menor taxa de abandono, resultando em economia de recursos.

Aumenta o valor da marca: Uma imagem positiva da empresa valoriza a marca e atrai compradores.

De que adianta saber que a tecnologia tem um papel de destaque no atendimento ao cliente se não fizermos um bom uso dela?

Todo esse potencial da tecnologia no atendimento ao cliente só é eficaz se for utilizado de maneira inteligente. 

A BeeCloud está aqui para ser sua parceira na jornada de impulsionar negócios por meio da tecnologia. 

Para nós, a tecnologia é o meio, e o negócio é o fim.

Agende uma conversa conosco e saiba mais.

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