Uma coisa é fato: o marketing conversacional é essencial na experiência do cliente com marcas e clientes. Não é à toa que gerentes e CMOs de empresas inovadoras estão lançando novos parâmetros para o relacionamento com o cliente. A estratégia deve ganhar cada vez mais espaço em todas as etapas da jornada de compra, transformando em uma maneira ainda mais profunda de vender e se relacionar.
Como estar a frente desta tendência e aproveitar ao máximo? Continue nesta newsletter até o final para saber mais.
Primeiro, o que é Conversational Marketing?
O Conversational Marketing ou marketing de conversação é o método que coloca uma marca e seus potenciais clientes em diálogo para que, a partir de diversos canais digitais, estes realizem ações de conversão, como: cadastro, compra, visitas, entre outros.
Mas você deve estar se perguntando: como esta estratégia se diferencia do marketing digital tradicional?
😱😱 Calma, é muito diferente e vamos te explicar o por quê.
Com as redes sociais e os aplicativos de mensagens instantâneas, nossa relação com as marcas mudou, se tornando similar à que temos com amigos e familiares. Hoje basta apenas alguns poucos cliques para estarmos sempre atualizados, compartilharmos informações, dúvidas e além disso, fecharmos negócios.
Toda esta realidade é produto de grandes acontecimentos nos últimos anos, principalmente: a multiplicação de canais disponíveis, o crescimento do mobile commerce e as exigências do consumidor por um atendimento mais personalizado.
O diálogo como diferencial na experiência
Os acontecimentos apresentados anteriormente tornaram o ciclo de vendas nas empresas mais longo e imprevisível.
O funil não é mais o mesmo. Por isso é preciso entregar a mensagem certa às pessoas certas, no momento certo, pelo canal certo.
O beeTalk, tecnologia conversacional nativa na Salesforce, surgiu para tornar fácil este desafio. A ferramenta é focada no engajamento do cliente para promover:
- + Interatividade com o cliente em todos os canais em que ele está presente
- + Personalização da abordagem e oferta para gerar conexão e exclusividade
- + Escalabilidade para atender em larga escala com a melhor experiência
- + Controle para ter uma visão 360° de todos dados de interações em tempo real
Por onde começar para aproveitar o máximo desta estratégia?
O Conversational Marketing é válido tanto para o segmento B2C quanto B2B. E quando se trata da dinâmica do contato com o cliente final (B2C), o WhatsApp e outras plataformas de conversas devem ser canais privilegiados pela marca.
Porém, no planejamento de qualquer estratégia, é preciso ter clareza das seguintes informações:
Canais: quais os canais usados pelo público-alvo?
Conversa: como posso conduzir a conversa para obter as informações que preciso para vender?
Contexto: como o conversational marketing pode se ligar com os meus objetivos de negócios como um todo?
A tecnologia como principal aliada
Vimos que, para fazer funcionar uma estratégia de conversational marketing, é preciso estar presente nos canais onde seu cliente está interagindo. E, empregando tantas plataformas de mensagens ao mesmo tempo, você e sua equipe de agentes terão um volume gigantesco de informações e ações para administrarem.
Utilizar a tecnologia beeTalk para centralizar todos os seus canais é a melhor maneira de coordenar todas as suas interações com o cliente de forma eficiente.
A ferramenta, que funciona de forma nativa na Salesforce, oferece um panorama dinâmico do funil de vendas em todos canais e permite que sua equipe gerencie todas conversas na própria plataforma, de forma simples e intuitiva. Além disso, você como líder e gestor, terá em um clique e em tempo real todas as métricas de atendimento para extrair os melhores insights.
Este é um reforço essencial para aproveitar o potencial da sua equipe e trabalhar de forma mais inteligente.
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